SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, março 23, 2009

23/03/2009 - 09h32

Governo de SP adia anúncio de bônus para professores da rede pública

Da Redação
Em São Paulo

O governo de São Paulo adiou o anúncio do bônus por desempenho para professores da rede estadual, previsto para a manhã desta segunda-feira (23). Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, não há nova data definida. No entanto, a pasta afirmou que os professores vão receber o benefício até o dia 31 de março, e que nova data para a divulgação dos resultados será definida. O motivo do adiamento não foi exposto.
Professor, você já calculou quanto vai ganhar de bônus? Achou justo?
Na quarta-feira (18), a secretária da Educação divulgou os dados do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), que serve de parâmetro para quanto o professor deverá receber de gratificação. O indicador mostrou que todos os níveis de ensino de São Paulo têm notas inferiores a 4, em uma escala de 0 a 10 pontos.
Mesmo com a divulgação do Idesp, o professor de São Paulo ainda tem dúvidas e questionamentos sobre a gratificação. Docentes que navegam pelo UOL Educação deixaram sua opinião sobre o bônus."Trabalho em uma escola estadual que ficou em 28ºlugar; a melhor na região em que atua. Ocorre que a nota atual da escola é apenas poucos pontos menor do que a nota do ano passado.O que isso significa? Nenhum de nós vai receber centavo algum de bônus! Outras escolas da região e de todo o Estado, com pontuação baixíssima, como 1,1, que é o caso de uma escola vizinha à nossa receberá mais de 100% de bônus porque alcançou a meta estabelecida!", indigna-se uma leitora. "A escola em que trabalho conseguiu atingir as duas metas propostas para 2008. Mas tem muitas escolas que foram muito melhores que a nossa e não atingiram suas metas porque o seu índice foi muito alto em 2008. Se elas são melhores, porque estão sendo castigadas pela redução do bônus???? Acho que teria que ser repensado...Não é justo...", comenta outra professora. Há quem tenha propostas: "Se é para existir o bônus (porque o Estado rendeu-se às políticas públicas 'mundiais'), que se pensem critérios amplos e claros: uma escola com Idesp maior que a média do Estado não pode ficar sem receber o bônus. Como ainda não foi pago, que se atrase o pagamento e que se corrija a tempo esta distorção", disse outro leitor.

Como funciona o bônus

O bônus é baseado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que é um indicador criado pelo governo estadual para avaliar as condições da qualidade do ensino na rede. Ele envolve as notas do Saresp e o fluxo escolar (tempo que o aluno leva para cumprir um ciclo). O fator de cálculo do índice vai de 0 a 10.
As escolas que tiverem um índice Idesp maior em relação ao de 2007 irão receber bônus proporcional a essa melhora. Instituições que chegarem à meta estipulada irão receber 2,4 salários a mais em relação aos vencimentos e, aquelas que passarem a meta receberão mais 2,9 salários. As faltas serão descontadas desse bônus.A medida foi anunciada no último mês de agosto e publicada em outubro de 2008. A cada ano, a secretaria anuncia a nota e a meta de cada escola. O projeto quer atingir, até 2030, as metas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade que reúne 30 países membros e que visa melhorar o acesso à educação.A média ideal a ser atingida por alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental é 7; para estudantes de 5ª a 8ª séries, a meta é 6; e para os do ensino médio, a meta é 5.

____________________
Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/23/ult105u7761.jhtm

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!