SEJA BEM-VINDO!!!

domingo, dezembro 06, 2009

TEMA POLÍTICO NA REDAÇÃO DO ENEM



Com tema sobre ética e corrupção, estudantes consideram
 Redação do Enem fácil


06/12 - 17:09 , atualizada às 17:15
Rodrigo de Almeida e Marina Morena Costa

Os alunos que já terminaram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo, consideraram o tema da Redação, "O indivíduo à frente da ética" , fácil.

Para o vestibulando Jacques Coelho, de 42 anos, que prestou o Enem na Uniban, na Vila Carrão, em São Paulo, o assunto facilitou. "Achei fácil, porque não faltavam assunto nem ideias", disse.

Jessica Alves Alcina, de 17 anos, também achou a Redação tranquila. Ela foi uma das primeiras a sair do prédio da Uniban. "A prova de linguagens estava bem tranquila, com questões bastante simples. Foi muito mais fácil que ontem." Os estudantes ressaltam que, apesar de parecer mais simples, a prova foi trabalhosa e com textos e enunciados bastante longos.

“Falei sobre a corrupção, sobre como os políticos tratam a sociedade. Eles só pensam neles e em dinheiro, dão um monte de propostas, mas não fazem nada”, afirmou Kate Cristina da Silva Santos, de 17 anos, que fez a prova na Uninove, em São Paulo.

O vestibulando Lucas Andrade, de 19 anos, citou o caso de corrupção no governo do Distrito Federal, recém denunciado pela Polícia Federal, em sua Redação. “O tema foi tranquilo, tinha bastante coisa para falar”, diz Lucas, que presta vestibular para ciências da computação

Diferentemente dos demais, Marcela Lopes Teixeira, de 18 anos, achou o tema difícil. “Não é um tema fácil, por que cada um tem a sua ética, mas acho que na política ela é distorcida”, diz a estudante, que quer seguir carreira de moda. “Mencionei casos de corrupção que infelizmente são muito comuns em nosso país, completa.

O caso de Geisy Arruda, aluna hostilizada na Uniban por usar um vestido curto, foi lembrado por Luana Morandi da Silva, de 19 anos. “Neste caso não foram estabelecidas normas, por isso acho que os dois lados foram antiéticos, tanto os alunos quanto a faculdade, que expulsou a estudante sem ter regras sobre a roupa dos alunos”.

Prova decepcionante

No Colégio Dom Pedro II, no bairro do Botafogo, o principal comentário sobre a prova também era quanto ao tema da Redação. De acordo com a vestibulanda Yana Santos, de 22 anos, o tema ética e corrupção foi bom “para fazer os alunos refletirem sobre o mal que se repete há muitos anos no País”. Estudante de jornalismo e pretendendo frequentar o curso de Ciências Sociais, Yana diz não gostar de política, mas gostou do tema abordado.

Entretanto, a estudante disse ter ficado decepcionada com a organização da prova, que prometia um exame mais interpretativo e menos decoreba, o que não ocorreu. “A prova não se diferenciou dos outros vestibulares”, diz.

Tiago Teber, de 18 anos, que pretende estudar Engenharia Química, também ficou decepcionado com o formato da prova, pois esperava que ela tivesse mais lógica. Sobre o tema da Redação, o estudante diz que “a ética perdeu o sentido porque os políticos convencem a sociedade de que é algo importante, mas não a seguem, o que a torna uma palavra vazia”.

O Enem foi aplicado no sábado e domingo para cerca de 4 milhões de estudantes.

____________________________
Fonte: http://educacao.ig.com.br/us/2009/12/06/com+tema+sobre+etica+e+corrupcao+estudantes+consideram+redacao+do+enem+facil+9217927.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!