SEJA BEM-VINDO!!!

quarta-feira, janeiro 13, 2010

13 DE JANEIRO: CRIAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país. Este núcleo original foi enriquecido com importantes incorporações ao longo do século XIX e início do século XX.
Com a construção da nova sede da Escola Nacional de Belas Artes, em 1908, projeto do arquiteto Moralles de los Rios, este acervo passou a ocupar parte do novo prédio, sendo o Museu criado oficialmente em 13 de janeiro de 1937.


O acervo do Museu Nacional de Belas Artes conta atualmente com 16.088 peças. Compõe esse acervo obras de Pintura, Escultura, Desenho e Gravura brasileira e estrangeira dos séculos anteriores até a contemporaneidade, além de reunir um segmento significativo de Arte Decorativa, Mobiliário, Gliptíca, Medalhística, Arte Popular e um conjunto de peças de Arte Africana.


Bibiloteca





Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre


Especializada em Artes Plásticas dos séculos XIX e XX, a biblioteca além de reunir obras raras e uma importante coleção de periódicos, monografias, catálogos de exposições (nacionais e estrangeiras), integra seu acervo o arquivo histórico do MNBA e nele são encontrados documentos e fotografias que registram a história da instituição desde a Academia Imperial de Belas Artes, incluindo acervos pessoais de alguns artistas. Em 2002, através do Programa de Apoio aos Museus, a Fundação Vitae patrocinou a reestruturação e a informatização da Biblioteca, proporcionando a aquisição de equipamentos de informática, e a implantação de um novo software, Argonauta, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.

Serviços oferecidos: 
- consulta no local
- empréstimo de material audiovisual (slides e fitas de vídeos),
  imprimir o 
formulário
- levantamento de informação bibliográfica
- orientação à pesquisa
- empréstimo entre bibliotecas
- horário de atendimento - segunda a sexta das 10h às 17h



O Departamento de Conservação e Restauração do Museu Nacional de Belas Artes é responsável pela formulação de políticas institucionais voltadas ao controle técnico dos espaços e equipamentos de guarda, proteção e segurança do acervo, às ações de caráter preventivo, tais como controle climático de salas de exposição e reservas técnicas, e às intervenções restauradoras. O Departamento compreende os Laboratórios de Conservação e Restauração de Pintura e Papel, as Reservas Técnicas e a Laboratório de Escultura e Moldura.

SEÇÃO EDUCATIVA



A área de Educação tem por objetivo discutir e elaborar ações educativas de caráter não-formal para os diversos segmentos da sociedade organizada, em especial com os professores das redes pública e privada do ensino fundamental, médio e superior, no sentido de viabilizar um maior entendimento do patrimônio cultural brasileiro em exposição permanente e temporária.



Das ações planejadas pela área de Educação destacam-se os Diálogos com o Público e asOficinas do Patrimônio Cultural - cursos de Atualização para professores centrado na discussão das práticas pedagógicas desenvolvidas em museus de arte, bem como Cursos, Seminários e Encontros promovidos em parcerias com outras instituições.

DIÁLOGOS COM O PÚBLICO

Ações Educativas do MNBA para Exposições Permanentes e Temporárias.


OFICINAS DO PATRIMÕNIO CULTURAL - Encontros

Em breve novas datas para 2010.

 CURSOS DE HISTÓRIA DA ARTE e ARTE, EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO EM MUSEU DE ARTE NO MNBA

Cursos de Arte, Educação e Mediação em Museu de Arte - 2010. Saiba mais...
Cursos de História e Crítica da Arte ministrados por professores e especialistas. Saiba mais...

Maiores informações pelo telefone (21) 224.0068 - Ramal 23 - educacao@mnba.gov.br


EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea
Situado no terceiro piso, o espaço reúne cerca de 180 obras de mestres das artes visuais, distribuídos em 1.800 metros quadrados de área de exposição.


Galeria Nacional do Século XIX e Circuito de Arte Estrangeira


A Galeria Nacional do Século XIX e o Circuito de Arte Estrangeira, atualmente em obras de reforma, serão reabertos ao público a partir de 2010 totalmente remodelados. Contamos com a sua compreensão.




Galeria Nacional do Século XIX



Circuito de Arte Estrangeira

Frans Post, Paisagem de Pernambuco.
Óleo sobre madeira, 34,3 x 47,3 cm 


CONTATO:




Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia), Rio de Janeiro, RJ - Cep: 20.040-008 
Tel: (21) 2240-0068 - Fax: (21) 2262-6067
Visitação: Terça a sexta-feira das 10 às 18hs; sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas. Grátis aos domingos.
Venda de ingressos e entrada de visitantes até meia hora antes do fechamento do Museu.




Administração administracao@mnba.gov.br

Biblioteca biblioteca@mnba.gov.br
Diretoria diretoria@mnba.gov.br
Educação educacao@mnba.gov.br
Imprensa imprensa@mnba.gov.br
Técnica tecnica@mnba.gov.br
Conservação coordenacaoconservacao@mnba.gov.br


_________________
Fonte: http://www.mnba.gov.br

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!