SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

20 DE JANEIRO: DIA DO FUSCA


20 DE JANEIRO - DIA DO FUSCA


COM DINHEIRO PÚBLICO

Maluf comemora o tri dando mais de meio milhão em Fuscas

{janeiro de 2009}
Maluf e os tricampeões
Maluf e os tricampeões

Após conquistar a Copa de 1970 no México, sagrando-se tricampeã mundial, a seleção brasileira recebeu diversas homenagens pelo País. Uma, porém, causa polêmica até hoje. Com dinheiro público, o então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, presenteou cada jogador com um Fusca, coqueluche da indústria automobilística nacional da época. Foram 25 veículos que, em valores atuais, custariam cerca de 600 mil reais.
A medida perdulária recebeu críticas de diversas entidades. No mesmo ano, o advogado Virgílio Egydio Lopes Enei entrou com ação popular que exigia a devolução do dinheiro aos cofres públicos. O Supremo Tribunal Federal acolheu a ação, entendendo que a atitude realmente havia sido lesiva à cidade. A história estendeu-se até 2006, quando Maluf foi inocentado pelo STF sob o argumento de que a Câmara de Vereadores havia permitido a doação.
O autor decidiu não recorrer, pois já se sentia satisfeito com a repercussão do caso. Já o ex-prefeito comemorou a decisão com uma declaração singular: “Dei um fusquinha para o Pelé, para o Rivellino, para o Tostão e até para o Leão. E o processado fui eu, e não quem recebeu os carros”, disse. Esta foi uma das primeiras ações judiciais contra Maluf, que já respondeu a outros 150 processos criminais, boa parte por má gestão do dinheiro público. Atualmente, são sete – quatro no STF e três no Tribunal de Justiça de São Paulo.

barradvisao5523
Saiba Mais O Malufismo, de Mauricio Puls (Publifolha, 2000).

______________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!