SEJA BEM-VINDO!!!

quinta-feira, janeiro 07, 2010

7 DE JANEIRO - DIA DO LEITOR


Leitura é vagabundagem e prazer


Publicado em 08/01/2009 pelo(a) wiki repórter Deborah Dubner, Itu-SP


"Literatura é vagabundagem! Você lê para ter prazer, para ter felicidade, não é pra ter nota!" (Rubem Alves) - Foto: Image Bank
"Livros não transformam o mundo. Livros transformam pessoas e as pessoas transformam o mundo." 

Poucas pessoas sabem que no dia 7 de janeiro comemora-se o Dia do Leitor. Que pena! Penso que seria uma data saborosa, se fosse comemorada em grande escala por nosso País. Quantos escritores brasileiros maravilhosos nós temos! Quantos jovens articulados em projetos culturais nós temos! Quantos movimentos pela leitura existem em nosso País! Já pensou se tudo isso fosse potencializado em um único dia e todas as pessoas celebrassem o sabor da leitura em suas casas, escolas, vizinhanças, grupos de estudo, ONGs, hospitais, ruas, bibliotecas municipais...

O tema me lembra o que Rubem Alves disse em uma palestra que assisti em Itu: "A grande coisa da educação é a leitura. E atualmente, infelizmente as pessoas não sabem e não gostam de ler. Literatura é vagabundagem! Você lê para ter prazer, para ter felicidade, não é pra ter nota! A leitura entra dentro da gente, faz a gente crescer, leva para outros mundos. Há 68 anos atrás, eu tinha aula de leitura na escola. A professora lia pra gente e a coisa boa é que não tinha nota!"

Enfim, também sou também daquelas que acha que um livro pode ser profundamente transformador. Já vivi essa experiência várias vezes, e talvez por isso eu goste tanto de escrever.

Nesta data, chamo também à reflexão o outro lado dessa moeda: em 2007, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil teve um dos piores índices de analfabetismo da América Latina, atrás de países como Bolívia, Suriname e Peru. Temos nada mais, nada menos do que 14 milhões de analfabetos. Apesar de ainda ser um dos piores índices do continente, pode-se dizer que temos dado uma melhoradinha a cada ano, desde 1997. Devagar e sempre, lá vamos nós!

Mas nem tudo está perdido! Em 2008, o Dia das Crianças recebeu também o selo de "Dia Estadual da Leitura em São Paulo", com o objetivo de despertar a vontade e a paixão de ler, numa iniciativa batizada de Brincar de Ler. Vários eventos ocorreram simultaneamente em todo o Estado.

Leitura em Números
4,7 livros é a média de leitura per capita anual da população brasileira, incluindo a Bíblia e livros didáticos e técnicos, segundo pesquisa feita em 2008 com adolescentes e adultos pelo Instituto Pró-Livro.

1,3 livro
 é o número de obras que os brasileiros leem por ano por vontade própria, sem ser obrigados por escolas ou universidades.

1,1 livro
 é o número de obras que as pessoas compram por ano.

39%
 dos leitores brasileiros têm até 17 anos, ou seja, estão em idade escolar e leem livros indicados pela escola; 14% têm entre 18 e 24 anos, idade
compatível com ensino superior
_________________________________
(Fonte: site do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!