SEJA BEM-VINDO!!!

quarta-feira, janeiro 27, 2010

ENEM: SAI O RESULTADO AMANHÃ

 27/01/2010 - Diário de Natal



Resultado do Enem deve sair amanhã

Se confirmada a antecipação, candidatos poderão escolher a instituição de ensino a partir de sexta-feira




Rafael Dias 


Amanhã é o dia que 2,6 milhões de candidatos de todo o Brasil irão conhecer suas notas no Exame Nacional do ensino médio (Enem). Pelo menos, se depender do Ministério da Educação (MEC), o resultado do Enem será antecipado para esta quinta-feira. Um alívio para quem espera por quase dois meses pelos seus desempenhos na prova que substitui integral ou parcialmente os vestibulares das principais universidade públicas do estado. A previsão inicial era 5 de fevereiro. 


Nota obtida no exame pode ser usada em quaisquer das instituições participantes. Se confirmada a divulgação antecipada, os candidatos que quiserem tentar vagas em universidades e institutos federais que adotaram o Enem integralmente já poderão se inscrever nesta sexta-feira. 


Mas, com a nota do Enem em mãos, o que fazer? - deve ser a pergunta de todos os candidatos neste momento. Detalhes de como o estudante irá fazer a inscrição ainda não foram divulgados pelo MEC. Isso deve ser feito ainda esta semana por meio de publicação de portaria no Diário Oficial da União. Sabe-se, porém, que o candidato não terá mais a chance de optar por até três universidades diferentes, como antes o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais (Inep) havia divulgado. Agora ele só terá direito a uma opção única. 


Após a divulgação das notas pelo site do Inep, os vestibulandos terão acesso a um programa online, chamado de Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no qual poderão saber se suas notas são suficientes para obter a vaga na instituição desejada. Este site de inscrição, construído pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu), ainda não está pronto. O Sisu só deve entrar no ar na próxima sexta-feira. 


Neste sistema, o candidato terá acesso a informações não só sobre o desempenho individual, mas também a média geral dos candidatos e a nota de corte do curso. As regras são as seguintes: ao acessar o Sisu, o candidato deverá informar o curso e a universidade pretendidos dentre a lista daquelas instituições participantes de todo o país. Seis dias será o prazo para fazer a escolha. Durante esse tempo, poderá mudar de ideia quantas vezes quiser. Mas, passado o período, só irá confirmar a inscrição em uma instituição desejada. 


Em processo ainda a ser confirmado pelo Inep, os candidatos receberão um comunicado, informando data e horário onde farão a matrícula. Já se a sua nota for insuficiente em todas as tentativas, ou se perder o prazo de seis dias, não precisa entrar em desespero. O MEC dará mais duas oportunidades, com datas ainda a serem definidas (final de fevereiro e começo de março), para tentar o ingresso em vagas remanescentes. 
__________________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!