SEJA BEM-VINDO!!!

terça-feira, janeiro 19, 2010

LIVROS PARA VESTIBULAR: USP E UNICAMP - LISTA UNIFICADA



19/01/2010 - 10h18
USP e Unicamp vão manter lista unificada de livros para vestibular
RICARDO GALLO
PATRÍCIA GOMES
da Folha de S.Paulo


A Fuvest e a Comvest --que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, respectivamente-- confirmaram que vão manter a lista unificada de livros obrigatórios neste ano.
Os nove livros valerão pelos próximos dois vestibulares. As obras ficam assim mantidas por um ciclo de três anos para que o aluno do ensino médio tenha tempo de se preparar.
Por isso, a Unicamp informou que a próxima lista deve ser anunciada em dois meses e valerá a partir do ano letivo de 2012, para os concursos com ingresso em 2013, 2014 e 2015.
Maria de Lourdes da Conceição, professora de literatura do Objetivo, diz que essa organização "facilita muito para o aluno que está no segundo ano, por exemplo". Ela não considera as obras difíceis, mas afirma que o ideal é que os vestibulandos comecem a ler as obras desde já.
O mais importante, afirma Maria de Lourdes, é o aluno ler as obras pensando em compará-las, pois é assim que elas costumam cair no vestibular.
Fernando Marcílio, professor do Anglo, sugere um esquema de leitura em pares ou trios de livros para correlacioná-los. O primeiro trio é "Iracema", "Memórias de um Sargento de Milícias" e "O Cortiço".
A primeira obra caracteriza-se pelo romantismo mais tradicional, enquanto "Memórias" subverteu elementos típicos desse estilo, com o uso do humor e da figura do anti-herói. "Já em 'O Cortiço' o amor é reduzido a uma atração física", diz Marcílio.
Ele também propõe ler "Dom Casmurro" e "A Cidade e as Serras" em sequência. Já a dupla "Vidas Secas" e "Capitães da Areia" tem a temática social como pano de fundo, diz o professor.
Sobre "Antologia Poética", quem dá a dica é Maria de Lourdes, do Objetivo: "É para ler ao longo do ano". Ambos concordam que "Auto da Barca do Inferno" é o livro mais simples. A sugestão é que seja o primeiro a ser lido.
Sidnei Sousa, 20, já leu todos os livros da lista e espera que, assim, consiga a sonhada vaga em jornalismo na USP. "Neste ano vai", diz o aluno, que prestará vestibular pela quarta vez.

_______________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!