SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

BOLSAS DE ESTUDO PARA DOCENTES BRASILEIROS NA ESPANHA


Espanha abre 300 bolsas para docentes brasileiros

Há opções para programas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado
Publicado em 03/02/2010 - 10:00


A Fundação Carolina, em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), abre 300 vagas para Programa Estágio de Curta Duração na Espanha. As oportunidades são destinadas exclusivamente a docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação brasileiros. O edital, lançado no último dia 1º de fevereiro, recebe inscrições até 12 de março. As atividades serão iniciadas ainda este ano.
São oferecidas bolsas de apoiado para programas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, com duração de no mínimo três e no máximo doze meses. Enquanto a primeira opção exige que os candidatos estejam regulamente matriculados em um curso de doutorado no Brasil, a segunda demanda o título de doutor. É preciso ainda, em ambos os casos, ter proficiência no idioma espanhol.
No ato da candidatura, os candidatos devem apresentar o projeto de tese em português, o Curriculum Vitae preenchido na plataforma Lattes, histórico escolar da graduação e da pós-graduação, carta de recomendação do orientador brasileiro, a carta de aceitação e o currículo do co-orientador estrangeiro.
O processo seletivo será composto por quatro fases. A seleção se inicia com a verificação da consistência dos documentos apresentados no ato da inscrição, passa pela análise do mérito científico, pela priorização das candidaturas - de acordo com os critérios do grupo assessor especial da Diretoria de Relações Internacionais da Capes - e termina com a reunião conjunta entre as agências brasileira e espanhola.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 15 de abril. Além de auxílios mensais que variam de 1.300 euros (doutorado sanduíche) a 2.100 euros (pós-doutorado), os bolsistas contemplados terão direito a seguro saúde, auxílio instalação e passagem aérea.
Mais informações podem ser obtidas no site da Capes.
___________________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!