SEJA BEM-VINDO!!!

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

CONCURSO DE DOCENTES: 26 INSCRITOS PARA CADA VAGA


19/02/2010 - 08h52

Educação de SP recebeu 261.382 candidatos para concurso de docentes; há cerca de 26 inscritos para cada vaga

Da Redação*
Em São Paulo
A secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (19), que 261.382 candidatos estão inscritos para o concurso de 10 mil vagas de professores.

A prova para PEB 2 (professores dos ensinos fundamental e médio) e docentes para educação especial será realizada no dia 28 de março. Há exigência de nível superior de escolaridade para participar da seleção. Segundo a secretaria de Educação, os salários variam entre R$ 549 (para carga horária de 12 horas semanais) e R$ 1.834,85 (para 40 horas semanais). 

A partir do dia 22 de fevereiro, os candidatos poderão conferir no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pelo exame, se a inscrição foi efetivada. Caso contrário, deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas pelo telefone (11) 3723-4388. 

As vagas disponíveis são para docentes nas disciplinas de arte, biologia, ciências físicas e biológicas, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, química, sociologia e educação especial - deficiências auditiva, física, mental e visual. O candidato ainda deverá comprovar conclusão de curso superior - licenciatura de graduação plena, com habilitação específica na área pretendida, ou formação superior na área correspondente e complementação nos termos da legislação. 

Habilidades e competências exigidas

A bibliografia básica para o concurso e a indicação dos perfis de habilidade e competências requeridos para o cargo foram publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 28 de janeiro de 2010 e estão disponíveis no site da Secretaria da Educação.

A publicação determina perfil, documentos exigidos e bibliografia geral e específicos para cada uma das disciplinas: língua portuguesa, arte, educação física, inglês, matemática, ciências, física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Aos docentes da educação básica II são solicitados conhecimentos como cultura geral e profissional; dimensões culturais, sociais, políticas e econômicas da educação; conhecimento pedagógico; conhecimento sobre crianças, jovens e adultos, entre outros, além daqueles especificamente referidos à sua habilitação. Para Educação Especial, espera-se que o professor conheça as particularidades de cada tipo de deficiência, para que possa dar atendimento personalizado aos alunos. 

O conteúdo, padronizado pelo órgão, é o mesmo a ser utilizado nos três tipos de exames: processo seletivo de professores temporários, Sistema de Promoção (Programa Valorização Pelo Mérito) e concursos públicos para provimento de cargos. A bibliografia padronizada poderá sofrer alteração caso algum dos exemplares listados seja esgotado. Nesse caso, a secretaria poderá adotar novos títulos que contenham o mesmo conteúdo. 

*Com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

______________________

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!