SEJA BEM-VINDO!!!

sábado, janeiro 22, 2011

GALENO AMORIM É NOMEADO PRESIDENTE DA BIBLIOTECA NACIONAL

O jornalista e escritor foi secretário de Cultura de Ribeirão Preto na gestão do então prefeito Antonio Palocci, entre 2001 e 2004

O jornalista Galeno Amorim foi indicado para assumir a presidência da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O nome do jornalista era cogitado desde o início do mês, mas apenas nesta sexta-feira a ministra Ana de Holanda anunciou a sua indicação.
A nomeação oficial deve sair na próxima semana. Ele vai substituir Muniz Sodré de Araújo Cabral, escritor e professor de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Amorim foi secretário da Cultura em Ribeirão Preto entre 2001 e 2004, durante a gestão do ex-prefeito e atual ministro da Casa Civil, Antônio Palocci. Ele foi o criador da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, em 2001, e presidiu o Comitê Executivo do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe. É diretor do Observatório do Livro e da Leitura.
Em Brasília, Amorim já foi coordenador-geral do Programa Geral do Livro e Leitura, que foi responsável pela implantação do Plano Nacional do Livro e Leitura. Estes dois projetos, segundo Amorim, por determinação da Ministra da Cultura, passarão a ser responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional.
Prioridades
O novo presidente da Fundação Biblioteca Nacional disse que deve se reunir na próxima semana com a atual diretoria para analisar os projetos em andamento.
Amorim adianta três prioridades já definidas com a ministra Ana de Holanda. A primeira é o investimentos em obras de revitalização do anexo da Biblioteca Nacional e a segunda prioridade será o fortalecimento do Plano Nacional do Livro e Leitura, com a ampliação e melhoria dos acervos das bibliotecas públicas brasileiras. A terceira prioridade é a ampliação do índice nacional de leitura, segudo o qual, cada habitante lê, em média, 4,7 livros por ano.
_____________
GALENO AMORIM NA EE MAURÍCIO MONTECCHI

No primeiro semestre de 2010, contamos com a presença do Sr. Galeno Amorim  em nossa escola -  EE Maurício Montecchi  (Pitangueiras - SP.) - para uma palestra sobre a importância da leitura. Com um carisma inenarrável, Amorim soube cativar e prender a atenção dos alunos.















 A diretora da EE Maurício Montecchi, Fátima Deghaid Pereira, Sr. Galeno Amorim e Profª Silvana Moreli

Pouco antes da visita do Sr. Galeno Amorim para a palestra acima mencionada, a escola recebeu uma grande quantidade de livros de  sua autoria "O menino que sonhava de olhos abertos" (parte do projeto "Você é o escritor"), para distribuição aos alunos. Veja a capa do livro e acesse o link para ler o conteúdo:


______________

O Projeto Você é o Escritor! é uma iniciativa da Fundação Palavra Mágica, com o objetivo de estimular a leitura, a reflexão e a escrita. Um mesmo livro é distribuído gratuitamente para toda a cidade. Os moradores são estimulados a ler, pensar sobre o tema proposto pelo livro e, então, a escrever cada um seu próprio final para a história. Assim, todos podem ser co-autores da obra.
O  livro, O Menino que Sonhava de Olhos Abertos, de Galeno Amorim (que doou os direitos autorais para a Fundação),  trata de planejamento urbano, participação popular, futuro das cidades e a história se passa no município paulista de Ribeirão Preto.

Eu e os meus alunos das 8ª séries fizemos a leitura do livro em sala de aula e cada um criou um final para a história. O personagem central, Ribeirinho, chamou a atenção e aguçou a criatividade de cada um. No meu Blog (www.silmoreli.blogspot.com), há um post detalhado sobre o projeto - http://silmoreli.blogspot.com/2010/05/o-menino-que-sonhava-de-olhos-abertos.html, datado de 15/05/2010.

Ao Sr. Galeno Amorim, desejamos muita sorte nesse novo (e nobre) trabalho. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

AGRADEÇO POR SUA VISITA!